NOTÍCIAS E EVENTOS

Matéria de jornais, notícias e eventos você encontra aqui! Veja todos os conteúdos logo abaixo…

Matéria do Jornal Econômico

Vistos para procura de trabalho enfrentam entraves. O novo visto que permite aos estrangeiros entrarem em Portugal para procurar trabalho gerou expectativa, mas, quase cinco meses após a sua chegada ao terreno, continua envolto em obstáculos, que, no limite, podem inviabilizar a entrada por esta via de cidadãos no país, denunciam alguns imigrantes e uma petição pública que já conta com mais de três mil assinaturas. Há cidadãos brasileiros a avisar, por exemplo, que os consulados estão a aplicar “regras adicionais” face às previstas na lei e, entre os que conseguiram o visto, há quem alerte que os empregadores nacionais ainda não estão bem informados. Ao Jornal Económico (JE), fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) adianta que foram atribuídos 2.865 destes vistos por todos os consulados, número que contrasta com as 144 mil pessoas que a ministra do Trabalho tinha dito em dezembro já terem manifestado interesse em vir para Portugal. Mostrar interesse não basta, porém, para pedir o visto e há quem tenha desistido a meio desse percurso.

Matéria da CNN Portugal

Despediram-se e até venderam a casa, mas o sonho de trabalhar em Portugal virou pesadelo. O “imediato” demora meses. O mesmo se passa com centenas ou mesmo milhares de brasileiros, como explica Célio Sauer, advogado brasileiro com escritório em Lisboa, com vários vídeos no YouTube a explicar os detalhes legais do processo, que tem recebido centenas de pedidos de ajuda. O advogado promoveu uma petição que já tem mais de 3 mil assinaturas e pede que o Governo clarifique as regras pois cada consulado, no Brasil, está a aplicar a legislação de forma diferente, atrasando os processos – cada vez que é pedido um novo documento tudo volta ao início. Em paralelo, já existiu uma manifestação à porta do consulado do Rio de Janeiro e há centenas de queixas contra a empresa contratada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros para receber e fazer um primeiro tratamento dos pedidos de visto. A VFS Global é acusada de não atender os telefones e demorar uma eternidade a responder aos e-mails.

Matéria da Portugal Posts

The promise of the Portuguese Government was to have a quick process. Jobseeker visa applicants are desperate and feel cheated. O mesmo se passa com centenas ou mesmo milhares de brasileiros, como explica Célio Sauer, advogado brasileiro com escritório em Lisboa, com vários vídeos no YouTube a explicar os detalhes legais do processo, que tem recebido centenas de pedidos de ajuda. O advogado promoveu uma petição que já tem mais de 3 mil assinaturas e pede que o Governo clarifique as regras pois cada consulado, no Brasil, está a aplicar a legislação de forma diferente, atrasando os processos – cada vez que é pedido um novo documento tudo volta ao início. Célio Sauer diz que, além das palavras do primeiro-ministro, as promessas do governo português e da lei eram claras e indicavam “que o visto teria um processamento muito mais rápido”. “É como um doce que começa muito doce e termina muito amargo”, afirma o advogado.

Entrevista no programa Manhãs na TV da TV Kuriakos

O advogado Célio Sauer esteve presente no programa Manhãs na TV, para falar sobre IMIGRAÇÃO.

Entrevista no programa Europa em Destak

O advogado Célio Sauer esteve presente no programa Europa em Destak, para falar sobre IMIGRAÇÃO.

Entrevista no podcast Podvir Portugal

O advogado Célio Sauer esteve presente no programa Podvir Portugal, para falar sobre IMIGRAÇÃO.

Matéria da Globo.com

Brasileiros têm prejuízos com visto para procurar trabalho em Portugal Advogado brasileiro especialista em emigração do Brasil para Portugal, Célio Sauer criou na última segunda-feira uma petição online que reuniu 1,5 mil assinaturas em um dia. É endereçada ao governo de Portugal. “(…) O efeito até agora ocasionado vem em descompasso com o interesse legislativo, de – estabelecer procedimentos que permitem atrair uma imigração regulada e integrada -, mas sim, afastam os requerentes do processo de visto, e criam justificativas para a continuidade de um fluxo migratório irregular, desordenado e informal”, informa uma parte do texto da petição.

Matéria da Portal da Floresta

Brasileiros têm prejuízos com visto para procurar trabalho em Portugal. A recepção dos documentos nos postos consulares é feita pela empresa terceirizada VFS Global. Há alta demanda de pedidos. Depois, os processos são enviados para verificação em Portugal. A empresa e o Ministério dos Negócios Estrangeiros não responderam ao Portugal Giro. Advogado brasileiro especialista em emigração do Brasil para Portugal, Célio Sauer criou na última segunda-feira uma petição online que reuniu 1,5 mil assinaturas em um dia. É endereçada ao governo de Portugal.

Matéria da Globo.com

Brasileiros enfrentam problemas para renovar visto de residência em Portugal. Um abaixo-assinado online criado pelo advogado brasileiro Célio Sauer reivindica que o governo de Portugal libere a renovação automática dos títulos de residência, equivalente a um visto de permanência legal. Endereçada ao Serviços de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), a petição revelou que estrangeiros com títulos de residência vencidos desde abril estão impedidos de fazer a renovação automática no site do órgão. Há milhares de brasileiros na fila da renovação, que tem sido feita de maneira digital e progressiva desde 2020. Mais de 80 mil estrangeiros já fizeram, sendo a maioria brasileira.

Entrevista no programa ME AJUDA PODCAST

O advogado Célio Sauer esteve presente no programa ME AJUDA PODCAST, para falar sobre IMIGRAÇÃO.

Prêmio Embaixadores 2022

O advogado Célio Sauer, pelo terceiro ano foi homenageado com o “Prémios Embaixadores 2022” pelo seu trabalho e na promoção do Brasil na Europa no último dia 07 de Dezembro, na Casa da America Latina em Lisboa. Em noite de Gala e repleta de personalidades e artistas brasileiros e portugueses, o prêmio foi apresentados por José Figueiras e Luciana Abreu e organizado pelo jornalista Ricky Terezi e a revista Radar Vip. O Dr. Celio Sauer é advogado, escritor e fundador do projeto Diário da Cidadania, que auxilia a comunidade imigrante a se estabelecer legalmente em Portugal através de informativos sobre vistos, nacionalidades e legalização de estrangeiros em território nacional. No ano de 2022 promoveu duas petições públicas contra ilegalidades cometidas pela administração pública em relação aos imigrantes residentes de Portugal, e influenciou projeto de legalização de milhares de famílias.

Matéria da Agora Europa

Portugal: SEF adia 156 entrevistas de imigrantes por ‘baixa médica’ de funcionária. Uma petição, que já conta com mais de 4,3 mil assinaturas, foi lançada para pressionar o governo a liberar as renovações. “É comum ver relatos de pessoas com dificuldades em renovar contratos, manter empregos, viajar para outros países do espaço Schengen, e até a contratar produtos ou serviços (como o crédito bancário), vez que, não possuem a renovação dos seus Títulos de Residência (quer seja pela forma automática, ou pela tradicional)”, pontua a petição, lançada no dia 4 de junho pelo advogado brasileiro Célio Sauer. O Ministério da Administração Interna não respondeu ao Agora Europa sobre o prazo para liberação da renovação dos documentos.

Matéria do Jornal É@GORA

SEF avalia “questões técnicas” para prorrogar títulos que expiram a 30 de junho Há dias, o advogado brasileiro Célio Sauer, que trabalha em questões migratórias, lançou uma petição exigindo a “liberação da Renovação automática dos Títulos de Residência”, serviço que foi introduzido pelas autoridades migratórias no período crítico da pandemia em 2020 e que permitiu a “flexibilidade de agenda e maior capacidade de atendimento” dos imigrantes. O advogado considera que “é curial corrigir esta injustiça e permitir que os estrangeiros cujos títulos de residência estão vencidos após 31 de março de 2022, tenham acesso a funcionalidade de Renovação Automática do Título de Residência”. Em nota hoje enviada ao jornal É@GORA, o SEF garante que “mais de 188 mil os cidadãos estrangeiros” fizeram a renovação automática do seu título de residência.

Entrevista para o programa WelcomeCast

Neste episódio batemos um papo com o advogado e especialista em imigração Dr. Célio Sauer, falamos sobre os principais de como ir morar em Portugal. Acompanhe este episódio e saiba tudo que você precisa para migrar para as terras lusitanas.

Matéria da Globo.com

Atraídos por benefícios, brasileiros estabelecem domicílio fiscal em Portugal Esse emaranhado de detalhes, que como ressaltou Patrícia pode parar na Justiça, é evitado se o imigrante seguir a simples recomendação do advogado brasileiro Célio Sauer, especialista na área de imigração, com escritório em Lisboa. — Ao declarar saída, não precisa fazer Imposto de Renda anual no Brasil e será dispensado de pagar impostos sobre valores recebidos no estrangeiro, mas poderá ter obrigação de retenção sobre ganhos em território brasileiro (aluguel de imóvel, por exemplo). Se não tem intenção de retornar ao Brasil, o ideal é que faça o quanto antes dentro dos 12 primeiros meses a partir do afastamento — diz Sauer. O fato é que mais brasileiros têm declarado a saída definitiva. E deixado filiais de bancos brasileiros em Portugal administrarem sua vida financeira.

Entrevista no programa 1 euro e tal podcast

O advogado Célio Sauer esteve presente no programa 1 euro e tal é um podcast com o objetivo de trazer histórias, dicas e informações sobre brasileiros que vivem em Portugal, ou que pretendem um dia viver em terras lusitanas..

Matéria da Câmara Portuguesa

Mais de seis mil brasileiros têm regime de benefício fiscal em Portugal Até 2019, os aposentados de outros países da Europa estavam isentos de impostos em Portugal. Mas o governo conseguiu aprovar no Orçamento de 2020 o fim da isenção e passou a taxar os europeus em 10%. A medida não é tão vantajosa para os aposentados brasileiros, segundo explicou o advogado Célio Sauer, especialista na área de imigração com atuação em Lisboa. Quem emite declaração de saída para a Receita Federal é tributado em 25% na fonte brasileira. – Devido à Convenção Para Evitar a Dupla Tributação entre os dois países, aposentados brasileiros não são taxados em Portugal, mas sofrem com uma taxa de 25% no Brasil, mesmo se recebem um salário mínimo ou R$ 50 mil – disse Sauer. Há quem não declare a saída e apresente prova de vida todo ano ao INSS para pagar taxa abaixo de 25%. Mas está sujeito a levar multa proporcional ao imposto devido, mais juros, explicou Sauer. A medida de Portugal é criticada pelos vizinhos europeus, porque daria abrigo aos que podem evitar carga tributária maior nos países de origem.

Matéria da ABRAFARMA

Matéria da ABRAFARMA Atraídos por benefícios, brasileiros estabelecem domicílio fiscal em Portugal Esse emaranhado de detalhes, que como ressaltou Patrícia pode parar na Justiça, é evitado se o imigrante seguir a simples recomendação do advogado brasileiro Célio Sauer, especialista na área de imigração, com escritório em Lisboa. — Ao declarar saída, não precisa fazer Imposto de Renda anual no Brasil e será dispensado de pagar impostos sobre valores recebidos no estrangeiro, mas poderá ter obrigação de retenção sobre ganhos em território brasileiro (aluguel de imóvel, por exemplo). Se não tem intenção de retornar ao Brasil, o ideal é que faça o quanto antes dentro dos 12 primeiros meses a partir do afastamento — diz Sauer. O fato é que mais brasileiros têm declarado a saída definitiva. E deixado filiais de bancos brasileiros em Portugal administrarem sua vida financeira.

Matéria da Hoje Notícias

Advogado brasileiro lança aplicativo para ajudar brasileiros em Portugal Em uma iniciativa do advogado Célio Sauer, foi lançado um aplicativo relevantes a comunidade imigrante brasileira em Portugal que se viu afetada pela questão do Estado de Emergência decretado em face da crise COVID-19. Esse aplicativo conta com diversas funcionalidades e informações importantes. Dentre elas, talvez a que mais se destaque é a disponibilização ao público de diversas vagas de emprego (para contratação) publicadas nos principais portais do gênero em Portugal.

Matéria a SputinikNews

Portugal acaba visto gold para compra de imóveis em Lisboa e Porto Para o advogado Célio Sauer, especialista em imigração e finanças, é preciso cautela com as reações neste primeiro momento. “Não são alterações fatais, que acabam com o visto gold na região de Lisboa e do Porto. Elas podem ser comparadas a suspensões, a um teste do governo português de incentivar esses investimentos no interior do país. Como todo teste, tem um prazo de duração, que é esse ano de 2020”, diz o advogado à Sputnik Brasil.

Entrevista a RedeTv News

O advogado Célio Sauer foi entrevistado pelo jornalismo da RedeTv, a esclarecer que: “O Brasil se tornou o país que mais injetou dinheiro na economia de Portugal neste ano. Segundo o governo português, um dos objetivos dos investidores brasileiros é conseguir um visto especial de residência, o chamado Visto Gold”.

Prêmio Embaixadores 2019

O advogado Célio Sauer, pelo segundo ano consecutivo foi uma das homenageados aos “Prémios Embaixadores 2019” pelo seu trabalho e na promoção do Brasil na Europa no último dia 23 de Setembro, na Casa da America Latina em Lisboa. Em noite de Gala e repleta de personalidades e artistas brasileiros e portugueses, o prêmio foi apresentados por Angella Lemos e Karlos Wendell e organizado pelo jornalista Ricky Terezi e a revista Radar Vip. Em seu segundo ano, os “Prémios Embaixadores” já mostrou que veio pra ficar e se tornou o primeiro evento de GALA da comunidade brasileira da Europa a premiar e homenagear brasileiros e portugueses que emprestam seus talentos e seu tempo na promoção do Brasil e Portugal no mundo. Dr. Célio Sauer é um dos maiores nomes do direito brasileiro atuando em Portugal, faz com que esse jovem talento seja sempre lembrando pela competência e brilhantismo em seu trabalho em prol de nossa comunidade.

Matéria a SputinikNews

Tão aclamado por brasileiros, programa de vistos gold poderá sofrer mudanças em Portugal Para o advogado, a intenção do governo de rever o regime também é resultado de cobranças políticas. Mesmo tendo sido aliados do Partido Socialista pelos últimos quatro anos, o Bloco de Esquerda, o Partido Comunista Português e o Partido Ecologista os Verdes aprovaram a recomendação do Parlamento Europeu para o fim dos programas de visto gold, feita no início deste ano, e pretendem cobrar a medida em Portugal. “O ramo imobiliário encontrou no estrangeiro um especulador, uma pessoa interessada em obter esse visto sem a necessidade de estar presente fisicamente em Portugal, para vir aqui eventualmente por sete ou 14 dias, mas que mantém uma residência ativa para, no futuro, fazer o pedido da nacionalidade. O governo já estava atento a essa situação. Alguns blocos políticos acabaram se mostrando contrários a esse processo, que é muito facilitado para quem tem dinheiro e quem não tem, às vezes, passa por situações constrangedoras na fila do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras)”, analisa o advogado Célio Sauer.

Matéria a Época Negócios

Com alta migração de brasileiros, consulado em Lisboa tem filas “Alguns chegam às 20 horas do dia anterior e outros na madrugada. As senhas são distribuídas entre 8 horas e 9 horas da manhã”, diz o advogado Célio Sauer, de 30 anos, que trabalha com brasileiros que querem mudar para Portugal. Ele criou até um canal no YouTube para reclamar do problema. O total de brasileiros que vivem em Portugal cresceu nos últimos anos, segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras lusitano. Foram 85,6 mil residentes brasileiros em 2017 – aumento de 5,1% ante 2016. Os brasileiros são a maior comunidade estrangeira no país europeu.Já são organizados até mutirões para ir a outros consulados, como os de Faro ou Porto, onde o atendimento costuma ser mais rápido.

Entrevista para o programa Karlos Wendell

O advogado Célio Sauer esteve presente no programa do apresentador Karlos Wendell, para falar sobre Reagrupamento Familiar.

Matéria a Univ. Federal de Juiz de Fora

Com alta migração de brasileiros, consulado em Lisboa tem filas No início de 2018, a demanda por serviços do consulado era de cerca de 300 atendimentos diários. Em outubro, essa média já passava de 700. “Mais de seis horas na fila porque precisei da autenticidade do documento para migrar para a carteira de condução portuguesa”, conta Márcio Moura, de 38 anos, que tem visto de imigrante empreendedor e vive com a mulher e a filha de dez meses. “Alguns chegam às 20 horas do dia anterior e outros na madrugada. As senhas são distribuídas entre 8 horas e 9 horas da manhã”, diz o advogado Célio Sauer, de 30 anos, que trabalha com brasileiros que querem mudar para Portugal. Ele criou até um canal no YouTube para reclamar do problema. O total de brasileiros que vivem em Portugal cresceu nos últimos anos, segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras lusitano. Foram 85,6 mil residentes brasileiros em 2017 – aumento de 5,1% ante 2016. Os brasileiros são a maior comunidade estrangeira no país europeu.

Matéria ao Diário de Pernambuco

Com alta migração de brasileiros, consulado em Lisboa tem filas “Alguns chegam às 20 horas do dia anterior e outros na madrugada. As senhas são distribuídas entre 8 horas e 9 horas da manhã”, diz o advogado Célio Sauer, de 30 anos, que trabalha com brasileiros que querem mudar para Portugal. Ele criou até um canal no YouTube para reclamar do problema. O total de brasileiros que vivem em Portugal cresceu nos últimos anos, segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras lusitano. Foram 85,6 mil residentes brasileiros em 2017 – aumento de 5,1% ante 2016. Os brasileiros são a maior comunidade estrangeira no país europeu.

Prêmio Embaixadores 2018

O advogado Célio Sauer recebeu o no último dia 3 de Dezembro os “Prémios Embaixadores”, pelo trabalho e promoção do nome do Brasil no exterior. O evento aconteceu em Cascais, uma cidade próxima a Lisboa e foi realizado em um dos hotéis mais sofisticados de Portugal, em um jantar de GALA que contou a com presença de várias personalidades e artistas brasileiros e portugueses que levam o nome dos dois países pelo mundo. Numa promoção da Revista Radar Vip e do jornalista Ricky Terezi, os “Prémios Embaixadores” esta na primeira edição, em um evento que visa unir a comunidade brasileira na Europa. Crédito da foto: Leonardo Gonçalves

Matéria na AcheiUSA

Prémio Embaixadores homenageia celebridades brasileiras e portuguesas em Cascais No dia 3 de dezembro aconteceu em Cascais, cidade litorânea de Portugal, a primeira edição do “Prémio Embaixadores”, evento que visa homenagear nomes de destaque na comunidade brasileira e portuguesa no mundo. Idealizado e realizado pelo jornalista e produtor brasileiro Ricky Terezi, o evento foi apresentado pelo ator português Rodrigo Paganelli e pela cantora e modelo Emilia Pedersen. Entre os homenageados, atores, diretores de TV e cinema e empresários brasileiros e portugueses residentes em diversas partes da Europa e dos EUA, cada um sendo reconhecido pelo seu trabalho e seu esforço na divulgação de suas culturas no Exterior. Terezi realizou durante muito tempo o Portuguese Brazilian Awards, em Nova York, com o mesmo sucesso. Fotos de Leandro Gonçalves.

Matéria em Rádio Comercial

Consulado do Brasil em Lisboa arranca com agendamento eletrónico de serviços Depois de muitas críticas nas redes sociais, nos meios de comunicação social e até de uma petição pública a pedir a melhoria dos serviços, o Consulado-Geral (CG) do Brasil, em Lisboa, mudou o sistema de atendimento. Até sexta-feira, muitos brasileiros tinham que dormir à porta do consulado para conseguir senhas de acesso aos serviços. O advogado e consultor Célio Sauer, responsável por uma petição, com cerca de três mil assinaturas, que pede melhorias no serviço consular está feliz com a mudança de postura do órgão. “O que nos interessa é que os agendamentos agora vão poder ser feitos pelo site, que tudo volte à normalidade, e essa situação das pessoas dormirem em frente ao consulado esteja encerrada”, avalia.

Matéria em A Gazeta

Brasileiros madrugam em frente ao consulado de Lisboa por atendimento O advogado Célio Sauer, de 30 anos, relata que muitos brasileiros montam acampamento no dia anterior ao atendimento. “Alguns chegam às 20h do dia anterior e outros na madrugada, por volta das 3 horas, para garantir o seu atendimento. As senhas são distribuídas entre 8h e 9h da manhã”, destacou o brasileiro que mora com a esposa em Portugal há dois anos. Sauer trabalha com imigrantes brasileiros que buscam residência no país europeu. No dia 9 de janeiro, ele recorreu ao consulado para retirar a documentação de um constituinte. “Cheguei às 5h30 e verifiquei que já havia mais de 200 pessoas na fila. Depois, mais pessoas chegaram. As senhas se esgotaram rapidamente. Na ocasião, redigi uma petição online para divulgar essa situação de descaso”, comentou ele. Posteriormente, o documento foi encaminhado aos canais oficiais do Itamaraty.

Matéria em O Globo

Filas no consulado em Lisboa indicam aumento de brasileiros em Portugal Representação brasileira reabre agendamento exclusivo pela internet após longas filas em busca de 750 senhas diárias de atendimento. Ao chegar à fila às 5h30m do dia 9 de janeiro, o advogado Célio Sauer encontrou cerca de 200 pessoas. A maioria havia passado a noite em busca de uma senha distribuída às 7h, uma hora antes do início da jornada de trabalho do consulado, que antecipou das 9h para 8h o horário de abertura. Quando percebeu que muitos não seriam atendidos, Sauer resolveu criar ali mesmo, pelo celular, uma petição pública na internet. Pede a intervenção e a reorganização da administração do consulado do Brasil em Lisboa e, até 24 de janeiro, tinha mais de 3 mil assinaturas.

Matéria em O Estado de S.Paulo

Com alta migração de brasileiros, consulado em Lisboa tem filas Em meio ao aumento de brasileiros que migraram para Portugal, o Consulado do País em Lisboa tem recebido longas filas de espera nos últimos dias. No órgão, a busca é por serviços simples, como atestados criminais para processos de autorização de residência e certificados de nacionalidade. Muitos passam a noite no local para conseguir vaga – levam até cobertor contra o frio de lá nesta época do ano. “Alguns chegam às 20 horas do dia anterior e outros na madrugada. As senhas são distribuídas entre 8 horas e 9 horas da manhã”, diz o advogado Célio Sauer, de 30 anos, que trabalha com brasileiros que querem mudar para Portugal. Ele criou até um canal no YouTube para reclamar do problema (veja vídeo abaixo) e redigiu uma petição online.

Matéria em Rádio Comercial

Consulado do Brasil em Lisboa promete sistema para acabar com filas em “brevíssimo tempo” Circula pelos grupos de brasileiros no Facebook, Whatsapp e Twitter, uma petição que pede mudanças urgentes no sistema de atendimento do Consulado-Geral do Brasil em Lisboa. O documento, chamado “Intervenção e reorganização da administração do Consulado do Brasil em Lisboa” tem quase 3 000 assinaturas. “Na quarta-feira da semana passada, chegámos ao consulado às cinco e meia da manhã, e deparei-me com mais de 200 pessoas na fila. Com cobertores, ao relento, sem tomar café da manhã. Então eu peguei o celular [telemóvel] e comecei a redigir aquela petição, que acabou espalhando-se ali na fila e foi tomando forma. Depois o Facebook e Whatsapp propagaram”, conta o advogado Célio Sauer, que presta consultoria para cidadãos brasileiros que querem viver em Portugal.

Matéria ao Portugal Online

O livro “Os Passos Para Migrar a Portugal” foi escrito pelo advogado brasileiro Célio Sauer, que nasceu no Paraná, viveu a maior parte da vida em Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina, e hoje mora em Portugal. O escritório de Sauer atende, entre outros clientes, muitos brasileiros que buscam mais qualidade de vida e segurança em Portugal. As dicas de Célio Sauer são imbatíveis e falam sobre vistos, migração (legal e ilegal), custo de vida, moradia, aluguel e compra de imóveis. Também aponta os caminhos para validar o diploma brasileiro em Portugal. Sauer chama atenção para a “criminalidade” (?) em Portugal. Mas não são crimes que estamos acostumados a assistir nas TVs do Brasil, como arrastão, assaltos à mão armada, assassinatos ou sequestros. O livro mostra, por exemplo, que um golpe muito comum em Portugal é o do “falso aluguel”, quando o inquilino acaba pagando três meses antecipados e nunca mais vê o dinheiro. E nem o imóvel (saiba mais sobre esse golpe abaixo). Mas o mais legal é que o livro é grátis e pode ser lido em várias plataformas. Para quem usa sistema iOS (iPhone e iPad), o livro está disponível na Apple Store. Mas se você usa Android, não se preocupe. O livro tem uma versão em PDF e pode ser lido na tela do computador, no tablet e, com um pouquinho mais de esforço e paciência, até no celular. O livro é atualizado constantemente – uma das grandes vantagens de ser online. Nós, do Portugal Online, recomendamos a leitura do livro “Os Passos Para Migrar a Portugal”.