Anualmente o governo português concede a nacionalidade portuguesa a centenas de milhares de pessoas.
Nos ultimos anos, a média mensal de pedidos ultrapassou os 200 mil processos anuais, totalizando em alguns dias, mais de três mil pedidos de nacionalidade iniciados junto as conservatórias e consulados de Portugal.
Disto, ainda há centenas de milhares de pessoas que tem direito a nacionalidade portuguesa (muitas inclusive, sem saber que possuem tais direitos), como por exemplo os descendentes diretos de portugueses (filhos e netos), bem como os descendentes de judeus sefarditas, ou dos cidadãos das ex-colônias (Angola, Cabo Verde, Goa, Moçambique, etc…).
Para estes casos, desenvolvemos a consultoria de viabilidade, bem como o serviço de pesquisa geneálógica e de requerimento da nacionalidade portuguesa, diretamente em uma conservatória em Portugal.
Acesso a união europeia para trabalho, estudos e residência, sem a necessidade de um Visto de Residência para o efeito;
Possibilidade de viagem a turismo e estadia mais longa em países que compõem a União Européia;
Facilidade em outras viagens internacionais (sem a necessidade de visto prévio para turismo).
Resposta as perguntas mais frequentes
Poderá ingressar com o pedido de Nacionalidade em uma representação diplomática de Portugal (Embaixadas ou Consulados) no seu país de origem (ou de residência), ou diretamente em uma conservatória em Portugal.
Independente do caso, deve analisar com cautela as condições antes da aplicação, e verificar o local adequado para o ingresso do pedido.
Sim. É inclusive o mais indicado, uma vez que as conservatórias são os orgãos competentes para o registo de nacionalidade.
Caso já se encontre em Portugal, poderá iniciar um processo diretamente no país, junto a uma conservatória, caso não esteja no país, poderá encaminhar seu pedido por correios, ou então fazer o pedido em uma representação diplomática (que ficará responsável por encaminhar posteriormente os documentos a uma conservatória em Portugal).
São muitas as previsões em que um estrangeiro pode solicitar a Nacionalidade Portuguesa, mas de uma forma simples, podemos identificar:
Atualmente a Nacionalidade Portuguesa pode ser solicitada por:
Filhos e netos de portugueses
Bisnetos (de português, desde que o filho ou o neto do português solicite também a Nacionalidade)
Casados ou em união de facto com cidadãos portugueses
Descendente de judeus sefarditas portugueses
Nascidos em Portugal
Filho menor de quem adquire a nacionalidade portuguesa
Residente legal por mais de 5 anos em Portugal
Adotados, entre outros casos…
Você pode sempre ter acesso a mais informações, de forma gratuita, em nosso canal de YouTube, aonde temos centenas de vídeos como este ao lado.
Quer mais informações sobre vistos para Portugal? Preencha abaixo!
Todos os direitos reservados a © Célio Sauer Advogado